Casa do Povo de Mangualde

História

Em 15/06/1940 foi concedido o alvará que autorizou a constituição e o funcionamento da Casa do Povo de Mangualde.

Já na era pós 25 de Abril de 1974, concretamente a partir de 1979, a Instituição apostou no desenvolvimento de práticas desportivas e culturais.

Hoje possui desporto federado nas modalidades de Atletismo, Pesca Desportiva, Squash, Damas, Xadrez, Ténis de Mesa, e Bilhar.

Mantém atividade não federada nas Secções de Ginástica e Ciclismo, e possui ainda uma Secção de Artes Plásticas.

O Atletismo, para além de inúmeras proezas, já ultrapassou claramente a centena de títulos de campeões nacionais, mantendo presenças assíduas e títulos conquistados em campeonatos europeus e mundiais, assim como em jogos paralímpicos.

A Pesca, que atualmente está a disputar o campeonato nacional de clubes da 1ª divisão, já venceu concursos internacionais, inúmeras provas abertas, e teve também cerca de uma dezena de atletas (incluindo uma senhora) selecionados para defenderem as cores nacionais, um dos quais sagrando-se campeão mundial de veteranos em nações.

O Squash participa e organiza muitos circuitos com resultados competitivos de assinalável qualidade, já colocou dois elementos no quadro dos dez melhores nacionais, e quatro dos seus atletas já conseguiram aprovação em cursos de treinadores aprovados pela federação europeia.

As Damas participam e vencem anualmente vários torneios, principalmente na zona centro e até na zona norte. Mantêm dois elementos nos vinte melhores individuais federados, e já conseguiu posicionar-se coletivamente nas quatro melhores equipas federadas do país.

O Xadrez é comandado por um mestre, tem adotado a política da formação em colaboração com o desporto escolar, participa em opens de reconhecida qualidade quer dentro quer fora do país, campeonatos nacionais, e organiza torneios internacionais anuais na cidade de Mangualde.

O Ténis de Mesa retomou a atividade federada em 2022, sob a orientação de um técnico, treina semanalmente, e já participou no campeonato distrital e em torneios abertos.

O Bilhar também já participa em campeonatos distritais, taça de Portugal, provas abertas, e organiza vários torneios abertos de reconhecida qualidade.

A vertente organizativa tem sido muito cuidada, isto é, cada vez que a Casa do Povo organiza um evento desportivo, investe inúmeras horas numa preparação atempada e pormenorizada, para que os/as praticantes oriundos de fora do nosso concelho sintam entusiasmo na forma como os recebemos e a consequente vontade de nos voltarem a visitar.

Os corpos sociais têm conseguido executar da melhor forma os programas de ação e orçamentos, sem naturalmente descurarem a permanente observância aos Estatutos desta Casa do Povo.

Esta Instituição de Utilidade Pública constitui sem dúvida nos dias de hoje um excelente veículo de promoção de Mangualde, qualitativa e quantitativamente, dentro e fora do nosso país.